Como Concertar e Reparar o Acabamentos de Fibra de Vidro em Lanchas usadas ou Nova.
Para Concertar seu Barco ou Lancha com Fibra de Vidro, Poucos sabem como Resolver, É Muito Bom saber o que Fazer quando seu Barco ou Lancha ganha de presente não Esperado aqueles Arranhões, Riscos ou Rachadura causados por um Chegadinha no Pier ou pela colisão com outros Barcos.
Como Concertar e Reparar o Acabamentos de Fibra de Vidro em Lanchas usadas ou Nova.
Se você tem Dúvidas e Gostaria de saber o trabalhão que da para consertar o seu barco, nem chamaria alguém, para te ajudar, na verdade é bem simples e eu aprendei consertando o buraquinho da minha Primeira prancha de Surf.
E no seu caso se o concerto for com (Gelcoat- "uma espécie de massa que substitui até a pintura e pode ser encontrada em qualquer loja de matérias-primas náuticas")AI FICA MAIS fácil AINDA,...
as isso, ao contrário do que se imagina, e
Bastam lixas, Catalizador, Se a avaria for pequena (ou seja, se não chegar a perfurar o casco), dá para fazer o reparo em menos de uma tarde.
E você mesmo, o que quase é sempre uma garantia de serviço benfeito.
Como Concertar e Reparar o Acabamentos, Passo a Passo.
Veja como fazê-lo:
1 – Avalie a ranhura - Antes de qualquer ação, cheque a profundidade da avaria. Se for superficial ou profunda, mas não houver rebarbas ou pontas altas para fora, pule já para a próxima etapa.
Caso contrário, elimine-as com uma lixa de ferro número 60 ou 80. Detalhe: neste processo, ainda não é preciso nivelar a região — apenas retire as arestas salientes.
2 – Limpe bem o casco - Para tirar a poeira da parte lixada e de outras sujeiras na superfície do casco, use um pedaço de estopa umedecido com tine ou álcool.
Limpe muito bem. A menor sujeirinha pode comprometer todo o resto do trabalho.
3 – Prepare a mistura - Adicione um pouco de catalisador ao gelcoat e mexa bem. Aviso: o gelcoat, geralmente branco, é a camada externa do casco e costuma ficar amarelado com o tempo de uso.
Por isso, não se pode esperar um acabamento imperceptível nestes casos.
Dependendo da idade do barco, o reparo ficará bem mais branco e visível.
4 – Aplique o gelcoat - Com uma espátula ou qualquer lâmina, espalhe o gelcoat por toda a avaria, mas evite excessos.
Qualquer exagero só aumentará o trabalho na próxima etapa. Depois de aplicar, espere de duas a quatro horas ou até secar completamente.
5 – Lixe a aplicação - Com o gelcoat já seco, inicie o chamado “acabamento fino”, que é o processo de lixamento, para deixar o conserto sem nenhuma irregularidade — ou seja, tão lisinho quanto o resto do casco.
Para isso, use uma lixa d’água. Comece com uma mais grossa, número 360, e vá diminuindo até chegar a de número 600.
Caso algum defeito persista depois de lixado, repita a etapa 4.
6 – Encere o gelcoat - Aplique cera (pode ser a automotiva) sobre a área consertada e retire-a com estopa.
A cera ajuda a proteger a pintura, além de deixá-la brilhando. Com ela, também reduz-se o surgimento de manchas no casco.
Mas tome cuidado, porque as ceras atacam borrachas e peças plásticas, provocando o seu ressecamento.
Depois, é só colocar o barco na água e voltar a brilhar.
E se furar? Se o seu barco sofreu uma batida mais forte, a ponto de perfurar todas as camadas da laminação, o reparo deve ser feito com bem mais cautela e precisão.
Ou seja, com a mão de obra de um técnico em laminação – melhor não arriscar você mesmo fazer o serviço!
O processo, neste caso, é feito por dentro do casco, que será lixado e receberá uma nova camada de manta, tecidos e resinas, para dar a espessura correta e se obter novamente uma superfície resistente.
Só depois disso é que se iniciará o processo de restauração do gelcoat, que – este sim – você pode fazer, seguindo o passo a passo acima.